Inovações no Esporte
- Nos Jogos Olímpicos de 1976, foram introduzidas as modalidades femininas de basquete, handebol e remo. As atletas socialistas tiveram um grande destaque em todas. As soviéticas derrotaram a equipe americana na final de basquete, conseguiram o ouro no handebol e venceram quatro das seis provas de remo.
Recordes e Destaques
- A edição dos Jogos de Montreal ficou marcada por um recorde nada honroso; Olmeus Charles, atleta do Haiti, precisou de 42 minutos para completar os 10.000m, marcando o pior tempo da história olímpica. Ele correu as últimas seis voltas sozinho e atrasou a programação do dia. Em Montreal, a delegação de atletas era formada por amigos do ditador Baby Doc Duvalier, que não se preocuparam com suas responsabilidades nos Jogos, fazendo o Haiti ocupar as últimas posições.
- Com apenas 14 anos, a ginasta da Romênia Nadia Comaneci, realizou um feito até então inédito, ao conseguir a nota 10 em sete diferentes apresentações.
Nadia Comaneci
- Um estudante de física e engenharia norte-americano, Edwin Moses, venceu os 400 m com barreiras com recorde mundial. Porém, a Universidade de Atlanta, onde ele estudava, não tinha uma pista de atletismo.
Edwin Moses
- Apelidado de "O Cavalo", o cubano Alberto Juantorena foi o primeiro atleta a ganhar os 400 m e os 800 m do atletismo em uma Olimpíada. Em Montreal, Juantorena venceu com um novo recorde mundial.
Juantorena
- A nadadora Kornelia Ender, da Alemanha Oriental ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata, tendo apenas um intervalo de apenas 30 minutos entre a conquista de duas de suas medalhas. A alemã ganhou os 100 m borboleta e em seguida venceu os 200 m livre. Kornelia também levou o ouro nos 100 m livre e no quarteto do revezamento 4 x 100 m medley.
Kornelia Ender
- No salto triplo, o brasileiro João do Pulo (João Carlos de Oliveira) chegou a Montreal como recordista mundial da prova, com a marca de 17,89 m do Pan do México-1975. O brasileiro liderou a fase eliminatória, mas não conseguiu passar dos 16,90 m e foi superado pelo soviético Viktor Saneyev, que conquistou o ouro pela terceira vez consecutiva, com 17,29 m.
João do Pulo
Curiosidades
- Polônia e União Soviética realizaram uma partida histórica na final do torneio masculino de vôlei. Os soviéticos, que chegavam como favoritos, venceram o primeiro e o terceiro set. Porém, no quinto e decisivo set, a Polônia ganhou por 15/7. Nesta edição dos Jogos, os poloneses apresentaram uma inovação: o ataque de fundo de quadra, com os jogadores saltando antes da linha dos três metros para surpreender o adversário.
- A seleção brasileira de vôlei exibiu alguns atletas que levariam para a geração-prata anos mais tarde, em Los Angeles. William, Bernard, Fernandão e Suíço já faziam parte do time, que tinha ainda Antonio Carlos Moreno, Bebeto de Freitas e José Roberto Guimarães, três jogadores que no futuro se tornariam técnicos da própria seleção.
Geração-prata do vôlei brasileiro
- O finlandês Lasse Viren apelou para vencer provas dos 5.000m e 10.000m , ao potencializar seu sangue, extraindo uma boa quantidade de sangue e congelando-o. Antes de competir, ele descongelava e o injetava novamente no corpo.
Lasse Viren
- O norte-americano Willie Davenport, que conseguiu a medalha de bronze nos 110m com barreiras, viria a ser o pai de Lindsay Davenport, que acabou se tornando a número 1 do mundo em tênis.
Willie Davenport
- No hipismo, a disputa ganhou brilho e apelo de mídia com a presença da princesa Anne, filha da rainha Elizabeth 2ª. Anne teve o pior desempenho entre os integrantes da equipe da Grã-Bretaha, que terminou no sétimo lugar.
Princesa Anne
- O torneio olímpico de boxe contou com a presença de alguns pugilistas que se tornariam famosos entre os profissionais, como os irmãos Michael e Leon Spinks e Ray Leonard, futuramente chamado de "Sugar" Ray.
"Sugar" Ray Leonard
- Um faxineiro distraído jogou fora os guidões e as rodas dos ciclistas da Tchecoslováquia, mas mesmo assim, eles levaram a medalha de ouro na prova de velocidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário